Macambira 1º concurso literário da edufersa

FICHA TÉCNICA:

Organização: Ayala Gurgel
Título: Macambira 1º concurso literário da edufersa
Formato: Digital
Editora: EdUFERSA
Local: Mossoró, RN
Ano: 2025

RESUMO:

O I Concurso Literário da Edufersa não foi um evento qualquer, é um marco na história desta instituição, uma celebração à bibliodiversidade. A EdUFERSA trouxe autores premiados nacionalmente, nomes locais, talentos mirins, expoentes culturais, grupos folclóricos tradicionais e, principalmente, público. O evento chamou a atenção e a imprensa local deu cobertura, os autores mostraram interesse e tanto clamam pelo resultado publicado quanto pelas próximas edições. Nossa obrigação foi fazer bem feito, e por ter conseguido, as pessoas querem mais, e merecem.
Embora sejam dois eventos distintos, na sua primeira edição, o Festival Macambira e o Concurso Literário da EdUFERSA viveram uma simbiose incrível no qual um alimentou o outro. Talvez seja bom que permaneçam assim. Quiçá, um dia este concurso vire prêmio, possa oferecer aos ganhadores mais do que uma publicação, como esta que agora a tem em mãos, feita com carinho e profissionalismo pela Equipe da EdUFERSA e organizadores do Concurso. Não custa sonhar, ter novas ideias e motivações em prol da cultura literária potiguar. Quem sabe o que pode vir com as próximas xícaras de café?
O Concurso também atraiu bons nomes, alguns velhos conhecidos da literatura potiguar e ganhadores de prêmios, o que nos enche de orgulho e agradecimento por ter seus textos brilhantes ao nosso dispor e comporem esta publicação. Também trouxe autores e autoras estreantes, alguns ainda estudantes, o que mostra a nossa vocação para a bibliodiversidade e o potencial literário que nossa região possui. Tanto a crônica quanto a poesia e os contos são perpassados por um espírito comprometido com a expressão do sentimento de uma gente, como um grito preso na garganta querendo sair, quanto com a linguística, a criatividade e vontade de ser lido. É esta vontade que motiva a muitos escreverem, que motivou alguns a participarem deste concurso e é esta mesma vontade o que espero que esteja em você ao tomar este texto em mãos. Tomara que ele crie em você o desejo de ser um leitor, mas também um escritor, nem que seja de uma linha, uma frase apenas, mas que desperte em alguém a vontade ler.
A ideia que começou ao redor de uma xícara de café, tomou corpo e pode ter virado uma instituição, um marco para a nossa cultura, um marco para celebrar o potencial de leitores, leitoras, autoras e autores que temos, a riqueza de estilos e a vontade de contar nossas histórias; relatar nossos sentimentos. Ele só precisa continuar sendo estimulado. Quem sabe, como os autores e autoras que aqui estão publicados, essas pessoas não estejam apenas esperando o nosso próximo concurso?
Essa é a história que tinha para contar e que fará as vezes de prefácio; não sei se ela aconteceu exatamente assim, mas é como me lembro, é como fica na escrita.

Editora FiliadaABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos ABEU - Associação Brasileira das Editoras Universitárias