Teorias Linguísticas: orientações para pesquisa

Capa: Cartão Supremo
Miolo: Offset
Acabamento: Colado

Teorias Linguísticas: orientações para a pesquisa é resultante do diálogo entre vários pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL). A proposta deste livro é apresentar um guia para o conhecimento das principais áreas de pesquisa nos estudos da linguagem. Inicialmente, o Prof. Dr. Gilson Chicon Alves discorre sobre o Estruturalismo, destacando suas contribuições para os estudos das línguas, como sistema passível de descrição. Depois, o Prof. Dr. Cid Ivan da Costa Carvalho dá sequência ao percurso, ao desenvolver a empreitada gerativista de explicar a língua como faculdade humana. Em seguida, os Prof.s Dr. José Roberto Alves Barbosa e Dr. Wellington Vieira Mendes contribuem com o enfoque funcional nos estudos da língua, articulando os aspectos formais e funcionais da língua e atentando para suas metafunções. Logo após, o Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior discute a revirada pragmática, bem como seus desdobramentos, com vistas a um modelo de língua(gem) que concebe os usos linguísticos em seus contextos. Por último, a Profa. Dra. Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares articula a língua e suas relações de poder, com destaque para o discurso como prática social, marcado pelas subjetividades e disputas identitárias fincadas na história. Essas perspectivas teóricas – como mapas e modelos – não foram escolhidas aleatoriamente, mas por serem bastante recorrentes nas disciplinas de teorias linguísticas que estão presentes nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Letras e Linguística; e, além disso, por serem trabalhadas no contexto do PPCL.