Regressão e correlação linear simples e múltipla

FICHA TÉCNICA:
Autor: Janilson Pinheiro de Assis
Título: Regressão e correlação linear simples e múltipla
ISBN: 978-85-63145-09-3
Formato: 14 x 21 cm
Editora: EdUFERSA
Local: Mossoró, RN
Ano: 2013
Capa: Triplex (fosco)
Miolo: Offset
Acabamento: Colado e costurado

RESUMO:

Este livro destina-se à utilização no ensino de graduação e Pós-graduação na UFERSA e na investigação científica em geral, como manual operacional de apoio para a aplicação nos estudos sobre regressão e correlação linear simples e múltipla. Nesse sentido, a publicação e a disposição de muitos exemplares a comunidade acadêmica induz ao desenvolvimento teórico, e a aplicação prática na resolução de exercícios reais nas mais diferentes áreas do conhecimento humano, no que se refere a aplicação de modelos lineares para expressar a relação funcional de causa e efeito ou associação entre duas ou mais variáveis quantitativas contínuas, além disso desperta nos estudantes a atenção nos procedimentos para efetuar a realizar um exercício completo de regressão ou correlação linear. Algumas vezes estamos interessados não apenas se existe associação entre duas variáveis quantitativas x e y, mas nós temos também uma hipótese a respeito de uma provável relação de causa e efeito entre variáveis. Desejamos saber se y “depende” de x. Neste caso, y é chamado de variável dependente ou variável resposta e x é chamado de variável independente ou explanatória. Na forma de regressão mais comumente utilizada, a regressão linear, temos a hipótese de que o valor de y depende do valor de x e expressamos matematicamente esta relação por meio de uma equação, assumindo que a associação entre x e y é linear, ou seja, descrita adequadamente por uma reta. Quando temos uma variável resposta y e uma variável explanatória x a regressão é dita simples. Quando temos uma variável resposta y e mais de uma variável explanatória, x1, x2, x3…xn a regressão é chamada múltipla.

+ Frete

Editora FiliadaABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos ABEU - Associação Brasileira das Editoras Universitárias