Educação Infantil Currículos e Linguagens
FICHA TÉCNICA:
Organizadoras: Elaine Luciana Sobral Dantas, Milena Paula Cabral de Oliveira e Denise Maria de Carvalho Lopes
Título: Educação Infantil Currículos e Linguagens: pesquisa, políticas e práticas
E-ISBN: 978-65-87108-55-1
Formato: PDF
Editora: EdUFERSA
Local: Mossoró, RN
Ano: 2023
Páginas: 315
RESUMO:
Esta obra, intitulada Educação Infantil, Currículos e Linguagens: pesquisas, políticas e práticas, organizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem – EDUCLIN, reúne trabalhos de iniciação científica desenvolvidos entre os anos de 2017 e 2020 no âmbito do projeto de pesquisa Currículos da Educação Infantil: entre propostas e práticas pedagógicas e os textos oriundos das conferências e rodas de diálogos realizadas no I Simpósio de Educação Infantil (SIMEI), realizado no ano de 2019 na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Campus de Angicos.
É constituída por quinze textos de professores, estudantes e pesquisadores do EDUCLIN e de outros grupos de pesquisa envolvidos com a área da educação infantil que apresentam perspectivas e análises críticas e reflexivas de temas que se entrecruzam, como: as significações de cultura, currículos e linguagens em relação aos documentos oficiais e teorizações da área; as políticas curriculares e suas repercussões nas práticas; as especificidades das práticas pedagógicas, considerando sentidos de professores e de crianças; as linguagens que constituem os currículos e as práticas cotidianas; e o trabalho dos profissionais da educação infantil – professores e gestores na efetivação do planejamento e da construção de currículos.
A publicação constitui-se portanto, em um trabalho de muitas interlocuções, muitos fios tecidos na construção dos estudos sobre educação infantil, currículos e linguagens nos contextos das pesquisas, das políticas e das práticas. A expectativa é que essa interlocução seja ampliada na relação com cada leitor e na possibilidade de discussão dos textos no cotidiano das instituições de educação infantil em diálogo com os(as) professores(as) e demais profissionais e pesquisadores da primeira infância.