Aves do Parque Nacional da Furna Feia

E-ISBN: 978-65-87108-30-8
Formato: PDF
Ano: 2023

O Parque Nacional da Furna Feia – uma Unidade de Conservação de Proteção Integral da Natureza – foi criado em 05 de junho de 2012, Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de conservar a biodiversidade da Caatinga oeste potiguar. A criação desta área natural protegida foi fruto de esforços do Ministério do Meio Ambiente, em especial do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas/CECAV, além de ter contado com o apoio de diferentes representações governamentais e não-governamentais desta região. O Parque Nacional da Furna Feia abrange aproximadamente 8.500ha, contemplando lajedos, mais de 200 cavernas e um relevante remanescente florestal de Caatinga, que juntos abrigam uma diversa fauna, flora e microbiota. É com enorme carinho e muita satisfação que apresentamos ‘Aves do Parque Nacional da Furna Feia’, obra que divulga a riqueza de espécies de aves e informações sobre a sua biologia e ecologia nesta região, registradas durante expedições científicas mensais, realizadas entre 2013 e 2018. Esperamos que esta obra estimule pessoas de todas as idades, em especial, crianças e jovens, a conhecerem e apreciarem a beleza das aves, a diversidade de formas, a intensidade de cores e a musicalidade de cantos, que nos fascinam e despertam, em nós, os melhores sentimentos. Convidamos você a viajar conosco para este rico universo das Aves do Parque Nacional da Furna Feia!