FICHA TÉCNICA:

Autora: Márcia de Jesus Xavier
Título: À Procura de Elementos Conectores entre o a Realidade dos Professores do Campo e o Universo Conectado em Rede

ISBN: 978-85-5757-029-0
Formato: 14 x 21 cm
Editora: EdUFERSA
Local: Mossoró, RN
Ano: 2016
Capa: Couchê 230g/m
Miolo: Couchê liso 115g/m
Acabamento: Colado e costurado
Páginas: 131

RESUMO:

Esta publicação está intencionalmente carregada de narrativas, apresentando importantes relatos de experiências, tanto da autora, sobre seu processo de formação como pesquisadora, quanto dos professores do campo, acerca de seus primeiros contatos com o mundo conectado em rede.

É possível, portanto, acompanhar os caminhos percorridos, quando se buscou compreender os laços tênues que unem dois mundos díspares e distantes: o mundo dos professores do campo e o mundo das chamadas tecnologias de informação e comunicação.

Ao investigar os resultados da inserção de dois semestres da disciplina de “Informática na Educação” num curso de Pedagogia destinado a formar professores do campo, alguns questionamentos vieram à tona, permitindo tecer um estudo bastante significativo, aqui apresentado.

Dentre os temas estudados, a partir das falas dos docentes em formação e das inquietações da autora, destacamos: a hierarquização do urbano sobre o rural; a forma desigual de acesso a bens culturais e materiais dos grupos provenientes destes dois ambientes; e a necessidade de se pensar metodologias de formação contextualizadas com as respectivas realidades.

Este estudo, além de fornecer elementos visando à elaboração de políticas públicas na área da educação, serve de ponto de partida para estudos empreendidos por educadores e educandos das mais diversas áreas.

R$ 35,00
R$ 24,50

+ Frete

Editora FiliadaABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos ABEU - Associação Brasileira das Editoras Universitárias