Umbu-cajazeira descrição e técnicas de cultivo

 

FICHA TÉCNICA:Autores: Francisco Xavier de Souza, Francisco de Queiroz Porto Filho, Nouglas Veloso Barbosa Mendes
Título: Umbu-cajazeira descrição e técnicas de cultivo
ISBN: 978-65-87108-02-5
Formato: PDF
Editora: EdUFERSA
Local: Mossoró, RN
Ano: 2020
Páginas: 103

RESUMO:

Árvore frutífera, xerófita, da família Anacardiácea e do gênero Spondias, mas ainda sem nome especifíco. Nativa do semiárido brasileiro, onde existe uma grande população de plantas centenárias e produtivas, clonadas por estaquia, dispersas, notadamente em quintais, produzindo milhões de toneladas de frutos para as CEASAs e agroindústrias, é a principal matéria-prima de muitas fábricas.
Igualmente às outras Spondias, seus frutos são chamados por diversos nomes comuns: umbu-cajá, cajá-umbu, cajarana, cajazinha, cajá-amarelo, cajá-do-sertão, umbu-amarelo e também umbu ou cajá. Dessa forma, são disseminadas informações equivocadas que tornam imprecisos os dados de produção do IBGE e das CEASAs impedindo a identidade nominal, a mensuração do real volume de produção e a sua importância agrossocioeconômica. Daí a necessidade de citações idôneas e fidedignas.
A umbu-cajazeira é pouco pesquisada – esta obra consiste em um compêndio de informações obtidas através de trabalhos experimentais, análises, interpretação, adaptação, visitas de campo, contatos e conhecimentos tácitos de produtores. Contém conhecimentos e informações aplicáveis à sua cadeia produtiva, que podem ser úteis para a tomada de decisões estratégicas de gestão e de operacionalização para agricultores familiares, empreendedores, órgãos de assistência técnica, P&DI, agroindústrias, instituições de fomento e formuladores de políticas públicas para alavancar com sustentabilidade esse importante agronegócio.

Editora FiliadaABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos ABEU - Associação Brasileira das Editoras Universitárias