TESTES DE HIPÓTESES ESTATÍSTICAS

FICHA TÉCNICA:

Autores: Janilson Pinheiro de Assis, Roberto Pequeno de Sousa, Paulo César Ferreira Linhares
Título: TESTES DE HIPÓTESES ESTATÍSTICAS
E-ISBN: 978-65-87108-05-6
Formato: PDF
Editora: EdUFERSA
Local: Mossoró, RN
Ano: 2020
Páginas: 182

RESUMO:

A ciência estatística é hoje uma ferramenta indispensável e fundamental para o desempenho das atividades dos cientistas e técnicos, e sendo assim utilizada por todos os pesquisadores que atuam nas mais diferentes áreas do conhecimento humano, como uma estratégia na tomada de decisão e em obter conclusões inferenciais com o intuito de aprofundar os seus conhecimentos, ampliar o saber humano e tornar a ciência mais abrangente e atuante em processos que beneficiem direta e indiretamente toda a humanidade, seja no que se refere a saúde, alimentação, agricultura, genética, industria, etc. e nas aplicações na área das ciências sociais e humanas.

Foi a partir da criação do conceito de probabilidade na idade média, que se tornou possível o surgimento dos testes de hipóteses ou de significância estatísticos, amparado naquela teoria, haja vista a necessidade de tomadas de decisão em condições de incerteza e risco.

Este livro é um texto necessário e atraente como uma publicação didática. Ele não se dirige a nenhuma área específica de aplicação do método estatístico. Sua finalidade é de natureza bem ampla, apesar de escrito em nível elementar, ele destina-se a todos os cursos superiores em que ensina a metodologia estatística, sendo exigido do autor conhecimentos básicos de probabilidade, matemática, estatística e noções de amostragem.

A obra aborda um dos temas da inferência estatística, voltada para todos os estudantes e técnicos que utilizam a estatística direta ou indiretamente, mostrando tanto a teoria bem como a prática paramétrica tais como os testes t de Student e os testes Z baseado na distribuição normal de probabilidades, bem como o teste não paramétrico do qui quadrado, para o estudo de uma ou duas populações estatísticas, ilustrando suas aplicações com diversos exemplos práticos, disponibilizando para os leitores um apêndice constituído de formulários e tabelas para consulta na aplicação dos testes.

Apesar de ser um texto básico, exige-se do leitor um conhecimento razoável de matemática, probabilidade e estatística básica. A abordagem é moderna, por isso a ferramenta computacional pode e deve ser uma extensão da ferramenta estatística a ser utilizada na resolução dos problemas, mas nunca substituindo o espírito crítico, o conhecimento e opinião do leitor. Sugerimos desta forma o uso do software ou pacote computacional R-project, haja vista ser um programa computacional atual, moderno além de ser gratuito e de código livre ou aberto, sendo o seu uso de caráter frequente e geral na grande maioria das empresas e universidades do Brasil e do mundo.

Editora FiliadaABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos ABEU - Associação Brasileira das Editoras Universitárias