Administração estratégica: diferentes olhares e contextos

FICHA TÉCNICA:
Organizadora: Yákara Vasconcelos Pereira Leite
Título: Administração estratégica: diferentes olhares e contextos
ISBN: 978-85-63145-06-2
Formato: 14 x 21 cm
Editora: EdUFERSA
Local: Mossoró, RN
Ano: 2013
Capa: Triplex (fosco)
Miolo: Offset
Acabamento: Colado e costurado
Páginas: 226

RESUMO:

Exemplos retratando períodos de apogeu e declínio são facilmente encontrados na história das organizações. Decisões equivocadas em momentos decisivos, conflitos de poder, ausência de liderança, desalinhamento entre a cultura, estrutura e estratégia, não adaptação a mudanças ambientais, falta de orientação para o cliente, inércia organizacional, negação à inovação, baixa produtividade, ausência de habilidades e competências essenciais, são apenas algumas possíveis causas que conduzem ao insucesso no médio e longo prazo. Diversos estudiosos, entre eles: Mintzberg, Waters, Mchugh, Tushman, Newman, Romanelli, Pettigrew, Child, Smith, Van De Van e Poole têm se detido em compreender as transformações estratégicas organizacionais sob perspectivas distintas, corroborando, sobremaneira, para o desenvolvimento da teoria que envolve o tema. A despeito do expressivo número de artigos internacionais e nacionais que tratam do assunto, ainda há certa dificuldade em encontrar textos, consolidados em uma única obra, que apresentem o processo de formação de estratégias analisado sob diferentes prismas e em empresas de setores e tamanhos diversos. Neste contexto, este livro tem a pretensão de conduzir o leitor em um passeio, guiado pelos autores, ao longo da trajetória de desenvolvimento das empresas selecionadas. Durante as discussões empreendidas no decorrer dos capítulos, permite-se compreender as diferentes nuances inerentes às decisões estratégicas, destacando-se o papel do líder ora como empreendedor ora como principal agente de mudança e continuidade em prol da sobrevivência da firma. Ademais, como são apresentados os procedimentos metodológicos adotados para a consecução dos estudos, o livro também contribui para orientar e esclarecer pesquisadores iniciantes na difícil tarefa envolvida no delineamento dos passos para o alcance dos objetivos. A utilização cuidadosa do estudo de caso como principal estratégia de pesquisa e o período longitudinal adotado para a análise dos dados, por sua vez, colaboram para a apreensão da realidade e qualidade dos achados. O capítulo 1 descreve as fases de continuidade do processo de formação de estratégias de uma das maiores empresas de distribuição de combustíveis do país, desde o ano de 1976 até 2006. O capítulo 2 analisa o processo de formação das estratégias, entre o período de1882 e 2009, de um dos mais tradicionais restaurantes pernambucanos. Os três capítulos seguintes avaliam como o líder influencia a formulação de estratégias adotadas pela empresa. Neste sentido, o capítulo 3 discute como o comportamento empreendedor empresarial foi fundamental na construção de uma estratégia de diferenciação no setor hoteleiro. O capítulo 4, o único ensaio teórico da obra, é responsável por debates contemporâneos a respeito de fatores que influenciam o processo de formação das estratégias e suas implicações para a administração estratégica, tais como poder, política e liderança. O capítulo 5 narra como a implementação de estratégias em uma empresa pertencente a uma das maiores redes hoteleiras do mundo vem sendo influenciada pelos líderes. O capítulo 6 analisa as características do processo de formação de estratégias internacionais, no período de 1982 a 2006, de um dos maiores grupos nordestinos exportadores de frutas. Para isto, foram adotados como arcabouços teóricos dois proeminentes modelos de internacionalização: Teoria de Uppsala e Determinantes da Vantagem Competitiva Nacional. Com uma linguagem clara e de fácil acesso, que independe de amplos conhecimentos prévios para a compreensão dos achados das pesquisas, a obra é indicada como leitura complementar para as disciplinas de administração estratégica e estratégia empresarial, nos níveis de graduação e pós-graduação, bem como para profissionais que desejem se aprimorar na arte da gestão estratégica.

R$ 20,00
R$ 11,00

+ Frete

Editora FiliadaABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos ABEU - Associação Brasileira das Editoras Universitárias