A atuação docente em cursos superiores de computação e informática a distância: formação docente e estratégias de ensino online

FICHA TÉCNICA:

Autoras: Kátia Cilene da Silva e Patrícia Smith Cavalcante
Título: A atuação docente em cursos superiores de computação e informática a distância: formação docente e estratégias de ensino online
ISBN: 978-85-5757-028-3
Formato: 15 x 21 cm
Editora: EdUFERSA
Local: Mossoró, RN
Ano: 2016
Capa: Couchê 230g/m
Miolo: Couchê liso 115g/m
Acabamento: Colado e costurado
Páginas: 252

RESUMO:

Para construir uma aula, em um ambiente virtual (AVA), professores mobilizam saberes que aprenderam na formação e no cotidiano de sua atuação, porém existe a demanda também por novos saberes: os saberes informáticos, por vezes, supervalorizados em detrimento de outros; tendência potencializada quando se trata de docentes de cursos superiores na área de Computação e Informática. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo investigar a relação entre a formação acadêmica do docente nesses de cursos e seu desempenho como tutor na EaD, observando suas atuações no AVA, visando identificar as relações existentes entre as estratégias de ensino utilizadas e sua formação acadêmica e experiência docente, tanto no ensino superior (ES) quanto na EaD. Foi adotada a teoria da atividade que possibilitou entender como aconteceram as interações entre alunos-tutores-AVA-conteúdos e estabelecer as categorias que utilizadas para analisar as estratégias utilizadas pelos tutores nas disciplinas estudadas. Como resultados pôde-se observar que a experiência no ES e, principalmente na EAD, influencia sobremaneira a atuação do tutor na tomada de decisões didático/pedagógicas sobre quais estratégias de ensino adotar no processo de mediação didático-pedagógica em AVA, possibilitando a diversificação dessas estratégias e sua melhor adequação ao contexto de ensino.

R$ 35,00
R$ 24,50

+ Frete

Editora FiliadaABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos ABEU - Associação Brasileira das Editoras Universitárias